Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Em parceria com a UFMG, Comissão da Verdade organiza biblioteca on-line
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Em parceria com a UFMG, Comissão da Verdade organiza biblioteca on-line

  • Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 16h22
  • Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 16h24
Site reúne cerca de cinco mil documentos utilizados pela Comissão da Verdade de Minas Gerais para elaboração do relatório final

quinta-feira, 20 de dezembro 2018, às 07h31
atualizado em quinta-feira, 20 de dezembro 2018, às 09h41

 

Estudantes deixam o Campus da Saúde, após a tentativa de realização do III ENE, acompanhados do reitor da UFMG, Eduardo Osório Cisalpino, do secretário de educação, José Fernandes Filho, e do diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Marcello de Vasconcellos CoelhoAcervo Projeto República/UFMG

 

A Comissão da Verdade de Minas Gerais (Covemg), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG, entregou, na semana passada, a Biblioteca Covemg On-line, onde estão disponibilizados cerca de cinco mil documentos utilizados pela comissão para a construção do relatório final da investigação. A ação foi coordenada pela professora da Escola de Ciência da Informação Maria Guiomar da Cunha, e a biblioteca foi lançada durante a 2ª Mostra de Direitos Humanos.

A biblioteca on-line é organizada em 13 comunidades, onde os documentos são dispostos de acordo com suas categorias: Comissão da Verdade em Minas Gerais – história e atuação, Mortos e desaparecidos, Tortura e violência institucional, Locais de repressão e tortura, Violações de direitos humanos no campo, Repressão a trabalhadores e ao movimento social, Posição das igrejas cristãs durante a ditadura, Violações de direitos humanos dos povos indígenas, Terrorismo de extrema direita, Censura, Perseguição a políticos e servidores públicos, Repressão ao movimento estudantil e às universidades e Impedimento de convivência de crianças com seus pais. Para a construção e organização do acervo, foi usado o software DSpace.

A professora Maria Guiomar salienta a importância de se disponibilizar esses arquivos ao acesso público de forma organizada: “A biblioteca on-line atua em três frentes: ela é útil para pesquisas em diversas áreas, serve como prova documental para futuros processos de responsabilização de crimes da ditadura e promove a educação em direitos humanos”.

Os documentos estão disponíveis no site da Covemg. O trabalho da Comissão da Verdade de Minas Gerais pode ser acompanhado pelo Facebook.

Comissão da Verdade
Instituída em 2013, a Comissão da Verdade de Minas Gerais investigou, por quatro anos, as violações aos direitos humanos ocorridas no estado de 1946 a 1988, e mais especificamente durante o período ditatorial. A pesquisa extensa contou com ampla participação da comunidade da UFMG, através do Centro de Estudos sobre Justiça de Transição (CJT), vinculado à Faculdade de Direito, do Projeto República e da Escola de Ciência da Informação. O relatório final, com quase duas mil páginas, foi entregue à Universidade em fevereiro e está disponível on-line para acesso gratuito.

 

Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 20/12/2018
Disponível em:  https://ufmg.br/comunicacao/noticias/em-parceria-com-a-ufmg-comissao-da-verdade-organiza-biblioteca-on-line?fbclid=IwAR3KSO9kK74dzrzcsrGOZbhWjNzB2KnJI3_etx0jSV9mlEM2D8IKXrGDhoI 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página