Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Telegrama da Embaixada dos EUA que relata corrupção na ditadura civil-militar integra o acervo do Arquivo Nacional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Telegrama da Embaixada dos EUA que relata corrupção na ditadura civil-militar integra o acervo do Arquivo Nacional

  • Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 15h08
  • Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 15h11

 

 O documento de 1984 divulgado pela imprensa nos últimos dias, referindo a prática de corrupção na ditadura brasileira, está guardado no Arquivo Nacional. Trata-se de um telegrama com carimbo “confidencial” que a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil despachou para o Departamento de Estado, em Washington, em 1º de março de 1984, durante o governo do general João Batista Figueiredo.

O assunto dominava o noticiário da época e, segundo os informantes americanos, não apenas enfraquecia o governo Figueiredo (1979-85), como indicava o apodrecimento e o fim próximo da ditadura militar, no poder desde 1964. Numa introdução didática para burocratas de Washington, o telegrama explica o que é o “jeitinho”, um fenômeno social brasileiro, seu papel na prática cotidiana e como, em razão disso, a corrupção seria parte indissociável da política e da economia no Brasil. A partir daí, o texto traça um quadro da decadência do governo Figueiredo, ao mencionar uma série de acusações de corrupção.

O telegrama faz parte de um dos lotes de documentos enviados pelo governo do então presidente Barack Obama ao governo de Dilma Rousseff, atendendo a um pedido da Comissão Nacional da Verdade, que entre 2012 e 2014 examinou violações de direitos humanos praticadas no período da ditadura civil-militar (1964-1985).

Foram feitas três remessas de documentos pelo governo americano entre 2014 e 2015, mas em razão do curto prazo para publicação do relatório final da Comissão, vários deles deixaram de ser analisados. Esse acervo pode ser consultado em: http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp. Após se cadastrar, consulte: Comissão Nacional da Verdade.

O telegrama em questão está entre os documentos enviados pelo governo americano na segunda remessa, de dezembro de 2014, e pode ser lido, na íntegra, aqui. 

Sobre esse assunto, veja matérias publicadas em:  

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/06/para-eua-havia-corrupcao-na-ditadura-brasileira-diz-texto-da-cia.html
https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/357235/Telegrama-dos-EUA-relata-corrup%C3%A7%C3%A3o-na-ditadura-militar.htm
https://www.noticiasbrasilonline.com.br/telegrama-confidencial-dos-eua-detalha-a-corrupcao-na-ditadura-militar/

registrado em:
Fim do conteúdo da página