Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Sindicato divulga relatório da Comissão da Verdade dos Jornalistas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sindicato divulga relatório da Comissão da Verdade dos Jornalistas

  • Publicado: Quarta, 31 de Mai de 2017, 13h03
  • Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2017, 13h05

 

 

O relatório da Comissão da Verdade, Memória e Justiça do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo está disponível para download e compartilhamento da versão digital clicando aqui.

O documento reúne a biografia de 25 jornalistas desaparecidos ou mortos durante o regime militar de 1964 a 1985, além do depoimento de 22 profissionais de jornalismo que foram perseguidos durante a ditadura, entre os quais a cartunista Laerte Coutinho e os jornalistas Mino Carta, Raimundo Pereira e Sérgio Gomes.

A publicação traz, ainda, a indicação de leituras sobre o tema, com 116 livros, dedicados ao estudo dos impactos da ditadura, em obras escritas por jornalistas ou por profissionais de outras áreas que abordaram como o jornalismo foi afetado pelo regime.

Os trabalhos da Comissão da Verdade dos Jornalistas foram coordenados por Milton Bellintani, também responsável pela elaboração da maior parte do relatório. O conteúdo estava quase concluído quando, em 2015,  Bellintani faleceu e o documento foi finalizado com a colaboração dos jornalistas Décio Trujilo Jr. e Thiago Tanji.

Baixe e compartilhe o relatório clicando aqui.

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Fonte: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, 30/05/2017

Disponível: http://www.sjsp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6954&catid=6954

registrado em:
Fim do conteúdo da página