Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Edição comemorativa da Revista do Arquivo Público de Alagoas abre chamada para trabalhos.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Edição comemorativa da Revista do Arquivo Público de Alagoas abre chamada para trabalhos.

  • Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2017, 11h58
  • Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2017, 11h58

 

Regulamento:

Normas Revista Arquivo Público de Alagoas – APA

O Arquivo Público de Alagoas tem o prazer de anunciar a criação de sua nova Revista, que será lançada em meio digital e tem como tema de seu primeiro número Alagoas. Nosso ensejo é de publicar artigos inéditos sobre a História de Alagoas dentro dos seus 200 anos de emancipação política. Os autores interessados deverão remeter suas contribuições para o e-mail: revistaarquivopublicoal@gmail.com , seguindo as regras abaixo:

Edição Especial Alagoas 200 anos

Prazo: Até 15 de maio de 2017

Diretrizes para Autores enviarem contribuições:

Os originais devem obedecer às seguintes normas:
1. Artigos: entre 30.000 e 40.000 caracteres;
2. Resenhas de livros publicados: entre 4000 e 6000 caracteres;
3. Apenas serão aceitos para publicação artigos escritos em português;
4.Os textos deverão ser digitados em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, formato de página A4 conforme regras abaixo:
a. O Título e o subtítulo devem ser grafados em negrito;
b. Os artigos devem vir acompanhados de um resumo em português com o mínimo de 600 e máximo de 800 caracteres. Deve-se incluir quatro palavras-chave e explicitar, com objetividade: tema, marcos cronológicos e espaciais, fontes, argumento principal do artigo e conclusões;
c. As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas;
d. Nas citações com mais de três linhas: Uso da fonte Times New Roman, corpo 11, espaço simples;
e. As citações com menos de três linhas devem estar destacadas no corpo do texto, por aspas;
f. Os textos não devem conter sublinhados e/ou negrito;
g. Para destaque e/ou palavras em idioma estrangeiro no corpo do texto devem ser empregadas em itálico;
h. Os subtítulos de divisões do texto devem ser grafados em negrito e sem numeração;
i. As notas devem ser numeradas seqüencialmente no rodapé, ao final de cada página,com fonte em corpo 10. Nas notas podem constar referências bibliográficas e/ou comentários. A referência deve ser simplificada a partir da segunda menção a um mesmo texto;
j. Agradecimentos e indicação de fontes de financiamento devem vir em nota de rodapé do artigo, após identificação do autor;
k. Todas as imagens deverão ser enviados em arquivo TIF ou JPG, em alta resolução (no mínimo 200dpi) e encaminhados em arquivo à parte, devidamente numerados, com títulos e referências de créditos. No texto, deverão vir indicados os locais em que serão colocados;
l. Referências bibliográficas – Deverão constituir uma lista única ao final do artigo, em ordem alfabética, seguindo as normas estipuladas pela ABNT na NBR 6023: 2002, conforme os seguintes modelos:
Livro: sobrenome do autor (em letra maiúscula) seguido do nome; título da obra (itálico); número da edição; local de publicação; nome da editora; data de publicação. Exemplo: THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Capítulos de livros:SCHWARTZ, Stuart B. Cantos e quilombos numa conspiração de escravos haussás. Bahia, 1814. In: REIS, João José; Gomes, Flavio dos Santos. (Orgs.)Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, pp. 373-406, 1996.
Artigo: sobrenome do autor (em letra maiúscula) seguido do nome; título do artigo; nome do periódico por extenso (itálico); local da publicação; volume e número do periódico; páginas do artigo e data de publicação. Exemplo: VERGOLINO, José R. O.; VERSIANI, Flávio R. Posse de escravos estrutura da riqueza no Agreste e Sertão de Pernambuco: 1777-1887. Estudos econômicos,São Paulo, v. 33, nº 2, 2003.
Tese ou dissertação acadêmica: sobrenome do autor (em letra maiúscula) seguido do nome; título em itálico; dissertação (mestrado) ou tese (doutorado); instituição em que foi defendida; local;ano. Exemplo: TEIXEIRA, Luana. Comércio interprovincial de escravos em Alagoas no Segundo Reinado. Tese (Doutorado em História), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
Obra em meio eletrônico: Exemplo: ALVES, Castro. Navio negreiro. Virtual Books, 2000. Disponível em: http://terra.com.br/virtualbooks/freebooks/port/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.
Fontes de arquivo: Citações de documentos devem incluir sua identificação completa, nome da coleção, instituição e cidade onde o documento se localiza. Sempre que possível, identifique caixas ou arquivos da coleção por nome ou número.

m. Caso o artigo reproduza documentos, imagens e/ou material legalmente protegido, caberá ao autor do artigo obter as autorizações e direitos de reprodução desses materiais. Caberá igualmente ao autor a responsabilidade pelos danos porventura advindos da ausência dessa providência;
n. Os textos devem ser enviados por via eletrônica e acompanhados de breves dados curriculares do autor: e-mail, profissão, titulação, vínculo institucional e outros dados que sejam considerados relevantes;
o. Todos os textos submetidos devem ser adaptados às normas da revista e revisados pelo autor.
 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página