Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis-RJ convida para II Semana da Memória, Verdade e Justiça

A Comissão Municipal da Verdade convida a todos e todas para participarem da II Semana da Memória, Verdade e Justiça em Petrópolis. 

O debate de abertura deste ano contará com as presenças de Frei Betto, Leonardo Boff e Ivo Lebauspin, no dia 01 de abril.

Após a sua primeira edição em 2016, sendo, inclusive, destacada com o Prêmio Guerra-Peixe, a II Semana da Memória, Verdade e Justiça busca continuar os diálogos com a sociedade petropolitana acerca do tema da Ditadura Militar no Brasil e seus reflexos no presente. A Semana foi criada pela Lei nº 7.398 de 2016 e está presente no calendário oficial do município.

Todos os eventos possuem entrada gratuita.

*****

PROGRAMAÇÃO:

01/04 - Debate de abertura da II Semana: Memória e Resistência: lições para o presente. Palestrantes: Frei Betto, Leonardo Boff e Ivo Lebauspin. Local: Sindicato da Saúde, Travessa Vereador Prudente Aguiar, 38/205 - Centro. Horário: 19h.


03/04 - Lançamento do livro "Fabrício: quadros de uma existência", de Maria Alves de Quadros. O livro conta a história de vida e luta de Fabrício Alves de Quadros, uma das maiores lideranças populares da cidade na conjuntura do Golpe de 1964 a vítima da Ditadura Militar. Local: CEFET, Rua do Imperador, 971 (antigo Fórum) - Centro. Horário: 19h.


05/04 - Ditadura e as Religiões Afro: violência ontem e hoje. Palestrantes: Pai Pedro Nogueira e Lucas de Deus. Serão apresentados resultados do Grupo de Trabalho dos Religiosos da CMV Petrópolis e um debate sobre a perseguição às religiões de matriz africana no passado e no presente. Local: Instituto Teológico Franciscano (ITF), Rua Cel. Veiga, 550 (antigo Colégio São Vicente) - Centro. Horário: 10h.


05/04 - Movimento estudantil e a ditadura militar em Petrópolis. Local: Universidade Católica de Petrópolis, Campus BC, Rua Benjamim Constant 213 - Centro. Horário: 19h.


08/04 - Aula Pública: Ditadura e os Religiosos em Petrópolis. O evento contará ainda com uma homenagem a Enivaldo Gonçalves, militante histórico dos Direitos Humanos em Petrópolis, que lutou contra a Ditadura Militar e faleceu no mês de março deste ano. Local: Coreto da Praça da Liberdade. Horário: 15h.
 

Fonte: Comissão da Verdade de Petrópolis

registrado em:
Fim do conteúdo da página