Registro de informações e doação de documentos

Memórias reveladas

Voltar para o site

Com informação, você ajuda o Brasil a seguir em frente.

Se você tem informações ou documentos sobre o período de 64/85, colabore. O sigilo da sua identidade é garantido.


Clique aqui e saiba como

Todos podem contribuir com o Memórias Reveladas participando da campanha de doação de documentos e registros de informações sobre o período de 1º de abril de 1964 a 15 de março de 1985, que:


• Digam respeito a toda e qualquer investigação, perseguição, prisão, interrogatório, cassação de direitos políticos, operação militar ou policial, infiltração, estratégia e outras ações levadas a efeito com o intuito de apurar ou punir supostos ilícitos ou envolvimento político oposicionista de cidadãos brasileiros e estrangeiros;

• Sejam referentes aos atos de repressão aos opositores ao regime que vigorou no período de 1964 a 1985;

• Tragam informações relacionadas aos falecimentos ou localização de corpos de desaparecidos políticos.

Que documentos eu posso doar?
Serão recebidos documentos originais ou cópias (textos, fotos, filmes e registros sonoros etc.) que retratem as atividades políticas do período e sua repercussão na sociedade.

Só serão aceitas doações?
Não. Os documentos poderão ser emprestados ao Arquivo Nacional para que sejam reproduzidos na mídia adequada, e posteriormente devolvidos.

Onde eu posso entregar minha doação?
Os documentos e informações poderão ser entregues diretamente ou enviados por serviço postal em qualquer um dos endereços do Arquivo Nacional, registrados abaixo: Sede: Praça da República, nº 173, Centro, 20211-350 - Rio de Janeiro,( RJ); Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal – COREG: Setor de Indústrias Gráficas - SIG - Quadra 6 - Lote 800 - 70604-900 – Brasília (DF)

Ou ainda via e–mail: memoriasreveladas@arquivonacional.gov.br . Após a análise da informação (documento) será agendado um contato para os procedimentos de recebimento do documento físico e registro da informação.

Nº 0800 701 2441: serão registradas as informações e as ofertas de documentos, além de serem fornecidas as orientações para a efetivação da doação.

*caso o documento/informação, após a análise do Arquivo Nacional, não venha a ser seja incorporado ao acervo o doador será informado das razões.

Para fazer a doação, preciso me identificar?
Não. A identificação é facultativa. Quando solicitado, o sigilo da identidade será garantido.

Para onde vão meus documentos?
Serão incorporados ao acervo do Arquivo Nacional e disponibilizados na Internet.

Até quando serão recebidas doações?
O prazo de doação é de um ano, encerrando-se em 13 de maio de 2010.

Como posso obter mais informações?
Por e–mail: memoriasreveladas@arquivonacional.gov.br;
Nº: 0800 701 2441 e no telefone: (0X21) 2179-1360 (nos dias úteis das 8 às 18 horas ).

*a campanha para doação de documentos e registro de informações do período 1964/1985 é regulamentada pela Portaria Interministerial nº 205 e pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2009.

Para registrar informações ou doar documentos clique aqui.